Ações da PCPR com cães aumentaram apreensão de armas em 98%

Os cães da Polícia Civil (PCPR) participaram de opera- ções que resultaram na apreen- são de 101 armas em 2023, um crescimento de 98% em relação a 2022, que teve 51 armas proi- bidas tiradas de circulação. São armas visíveis ou que estavam escondidas em residências, por exemplo.

A corporação tem entre 15 e 20 animais das raças Pastor Ale- mão e Pastor Belga Malinois. Eles fazem parte do Núcleo de Operações com Cães da PCPR, que tem seis bases distribuídas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Londrina e Foz do Iguaçu, e são treinados e utiliza- dos para encontrar armas e dro- gas escondidas.

Ao todo, esses cães auxilia- ram no cumprimento de 1.133 mandados de busca e apreensão e na prisão em flagrante de 298 pessoas ao longo do ano passado. As operações também resultaram na apreensão de R$ 805 mil em espécie e de 4,9 toneladas de drogas. Maconha foi a droga mais interceptada, com 4,4 toneladas, seguida de cocaína, com 275 quilos, e de crack, com 123 quilos. A PCPR estima que o prejuízo causado ao crime or- ganizado seja superior a R$ 62,4 milhões.

O delegado Cristiano Quintas, chefe do Núcleo de Operações com Cães da PCPR, afirma que a unidade atende demandas em todo o Estado, além de outros órgãos, como Receita Federal, Polícia Federal, guardas muni- cipais e demais instituições policiais. “Eles são fundamentais para as operações policiais. Ao longo de todo o ano eles pas- sam por um grande treinamento e estão totalmente incorporados na nossa rotina. Nós cuidamos do bem-estar animal, garantin- do aos cães uma qualidade de vida adequada e condizente com a importância do seu trabalho”, afirma.

Os cães e seus condutores passam por extenso e complexo treinamento baseado em situa- ções reais, que permite que os cães saibam como agir durante as operações. No preparo feito por policiais civis, os animais são ensinados, por meio de téc- nicas de adestramento, a encon- trar odores específicos de subs- tâncias ilícitas ou armas.

Além de auxiliar no trabalho investigativo, os cães policiais também participaram de 62 eventos educativos, nos quais aconteceram interações com a comunidade e apresentações sobre o trabalho realizado.