Por que é importante filiar-se a um sindicato?

O sindicato é o agrupamento estável de várias pessoas de uma determinada profissão, que convencionam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos em comum, para assegurar a defesa e a representação da respectiva pro- fissão, com o propósito de melhorar suas condições de vida e trabalho.

O sindicato possui um fim permanente, buscando a defesa dos interesses dos próprios associados e os da própria profissão.

Os sindicatos constituem uma representação legal constitucional (artigo 8°, inciso III, da CF) de todos os membros da profissão para a qual foram constituídos e que possuem como prerrogativas, dentre outras, a de celebrar convenções coletivas ou acordos coletivos com empregadores (privados e públicos); assegurar a defesa e representação de determinada profissão para melhorar as suas condições de trabalho; e ainda, atenuar a inferioridade da condição econômica e colocar o empregado/servidor em plano de igualdade com o emprega- dor/Estado para a ação e negociação coletivas.

Uma das principais motivações para estar filiado a um sindicato é que a intervenção de uma entidade dessa natureza potencializa o êxito nas reivindicações por melhores condições de trabalho. Outro motivo é a participação por meio das assembleias, pelas quais os empregados/servidores conseguem ter influência nas decisões, consagrando uma ideia de democracia e eliminando as barreiras hierárquicas encontradas nos sistemas privado ou público.

Outra vantagem da filiação sindical é o reconhecimento do trabalho prestado pelo trabalhador nas empresas/Estado, que é obtido através da militância no sindicato. Os trabalhadores filiados encontram ainda nestas entidades representativas uma tribuna de expressão pessoal que não teriam de outro modo.

A sobrevivência do sindicato não depende só da receptividade que ele inspira na sociedade. O sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores ou de seus representados. A sua sobrevivência, então, depende em boa parte dessa função ser percebida como necessária pelos trabalhadores, assim como de ser bem executada pelo sindicato. Isso significa dizer que os trabalhadores veem na figura do sindicato uma forma de fortalecimento perante o poder dominante das empresas/Estado, de forma que pretendem fazer valer seus direitos por intermédio desses líderes sindicais, que irão prontamente reivindicar os anseios da categoria.